Balabanner

Operação Abutres do Minério entra na terceira fase

A terceira fase da operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 35ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte

Por João Cerino em 29/10/2021 às 15:18:12

Foto da primeira fase da operação - PF-MG

Belo Horizonte – A Polícia Federal deflagrou na manhã deste dia 29, a terceira fase da operação Abutres do Minério, que combate a extração ilegal de minério de ferro em Nova Lima e região metropolitana de Belo Horizonte. Cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 35ÂȘ Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte foram cumpridos nas residĂȘncias dos principais investigados e em empresas onde funcionam peneiras de beneficiamento de minério de ferro, além de outras que estariam recebendo material com significativo teor deste mineral.

O material ilegal vem de locais onde não hĂĄ autorização de extração concedida por órgão ambiental ou pela AgĂȘncia Nacional de Mineração. Os crimes investigados são tipificados no artigo 2Âș da Lei 8.176/91 e no artigo 55 da Lei 9.605/98. A mineração ilegal causa graves problemas, ambientais e sociais, como se verifica em Nova Lima, com a extração clandestina de minério de ferro.

Além de afetar os imóveis, ruas e praças no BalneĂĄrio Água Limpa, especialmente em pontos situados às margens da BR-040, as extrações irregulares causam poluição do ar, com o levantamento de poeira em razão da movimentação de mĂĄquinas, tratores e caminhões em local onde centenas de famílias residem. A ação ilegal resulta ainda em significativa poluição sonora, principalmente à noite e de madrugada, horĂĄrios em que a atividade ilegal mais ocorre no intuito de fugir à fiscalização e à atuação da polícia.



Fonte: Comunicação Social - PF-MG

Comunicar erro